sábado, 27 de dezembro de 2008

jornalbriefing

O briefing é um jornal especializado em Marketing, Publicidade, Media e Comunicação, da propriedade da editora Media Capital Edições. Prima pela objectividade, Imparcialidade, Actualidade e Isenção.

A Media Capital Edições é a sub-holding do Grupo Media Capital para a imprensa, detentora de um conjunto de publicações, dirigidas ao grande público e outras a sectores profissionais específicos. No primeiro grupo, incluem-se a revista semanal de sociedade Lux, a revista feminina mensal Lux Woman e a revista mensal masculina Maxmen. Quanto às publicações profissionais, estas incluem o jornal semanal Briefing, a Revista de Vinhos e a Casas de Portugal.

O Grupo Media Capital é actualmente o principal operador integrado de media em Portugal, com marcas líderes e/ou de referência na maioria dos segmentos onde está presente, como a televisão, rádio, imprensa, publicidade exterior e Internet.

Adicionalmente, o Grupo Media Capital está também presente em outros negócios que têm sinergias com os media, como a produção de conteúdos para televisão, a edição discográfica e a realização de eventos musicais e culturais, e a distribuição de direitos cinematográficos.

O Grupo Media Capital ambiciona liderar o sector da comunicação em Portugal tanto em rentabilidade como em audiências e impacto na sociedade. A sua estratégia de liderança assenta num compromisso com o desenvolvimento da informação, da cultura e do entretenimento em Portugal, tendo como referência os interesses e preferências dos espectadores, ouvintes, leitores e anunciantes. 



http://www.jornalbriefing.iol.pt/

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Design em Portugal

Escolas:

  • ETIC | Escola de Comunicação e Imagem, Lisboa.




  • restart | escola de criatividade e novas tecnologias

45 Best Freeware Design Programs (45 melhores programas de imagem)


Gratuitos!



HELVETICA



Helvetica é um documentário realizado por Gary
 Hustwit, que preten
de demonstrar o papel da Helvetica na cultura
 visual dos últimos 50 anos. Nos diversos entre
vistados poderemos encontrar, Erik Spiekermann, Matthew Carter, Massimo V
ignelli, Paula Scher, Neville Brody, entre outros
Poderá visualizar alguns clips em 
Mais aqui:

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Se o photoshop fosse real...

agency : Bates141 Jakarta
creative director : Hendra Lesmono
art director : 
Andreas Junus & Irawandhani Kamarga
copywriter : Darrick Subrata
account executive : Nitya Priyahita
photgrapher : Anton Ismael 

Ver aqui completo:


:)

domingo, 9 de novembro de 2008

Muito bom!

http://www.yeeeeee.com



Yeeeeee.com is like my personal bookmark website, any content that meets my interest will be put up here. Please be aware that none of the content here is my own or my creation. I have nothing to do with the content, except collect and showcase it here. The original content will never be altered or modified to fill my needs.

domingo, 2 de novembro de 2008

Cores e seus significados psicológicos


As cores influenciam psicológicamente os seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma. Se várias figuras coloridas forem mostradas a um grupo de pessoas, essas pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que das formas dessas figuras.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos, sejam trabalhos de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.

Por isso, é extremamente importante estarmos atentos à psicologia das cores e seus significados, para melhor aplicarmos essas cores em nossos trabalhos. É imprescindível que qualquer pessoa que trabalhe com comunicação conheça as terias básicas da cor, para saber como estas se complementam e interagem umas com as outras.

É realmente muito interessante, verificar como a psicologia das cores são utilizadas atualmente, principalmente pelas grandes empresas. Marcas conhecidas mundialmente, fazem uso constante deste conhecimento para chamar a atenção, ou simplesmente, vender mais seus produtos.

Empresas como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d'àgua desenhadas nas latas. Também o caso do Mc'Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presente em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo.

Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:

- Branco:
Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.
Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.

- Preto:
Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.

- Cinza:
É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia.
Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.

- Vermelho:
Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.

- Laranja:
Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.
Ex: Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.

- Amarelo:
É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.
Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.

- Verde:
Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.
Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade, saúde, tapete de jogos.

- Azul:
Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.
Ex: Frio, céu, mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.

- Roxo:
Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder.
Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade, doença.

- Marrom:
Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.
Ex: Terra, outono, chocolate.

- Rosa:
É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.
Ex: Feminilidade, delicadeza.

domingo, 12 de outubro de 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Arte com pregos

O nome do artista é Saimir Strati, ele faz coleções de pinturas produzidas através de métodos nada convencionais.
Sua última obra de arte foi um cavalo feito com palitos de dente.
Uma de suas maiores criações - o retrato de Leonardo Da Vinci - ocupou um espaço no Guinnes Book of Records (O Livro dos Recordes) como o maior mosaico já feito com pregos.


Ver aqui: http://www.scribd.com/doc/4661210/Saimir-Strati-Arte-com-Pregos

sábado, 4 de outubro de 2008

FRIDA

Foi uma pintora mexicana.

Curiosidade: É do signo caranguejo.
 
Aos 16 anos, enquanto estudante, teve um grave acidente que a levou começar a pintar durante a recuperação.
 
Retratou a lápis a cena do acidente, sem respeito por regras ou perspectivas.
 
Frida era uma revolucionária.
 
Os seus quadros representam fundamentalmente a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida que foi em grande parte passada na cama.
 
Frida usou tintas fortes para estampar em suas telas, na maioria auto-retratos, uma vida tumultuada por dores físicas e dramas emocionais.
 
Teve de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra.
 
Frida era o retrato da má sorte e se achava assim: ‘E a sensação nunca mais me deixou, de que meu corpo carrega em si todas as chagas do mundo’.
 
 Frida sempre pintou a si mesma: ‘Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor’.
 
O sofrimento foi representado em sua arte com traços mórbidos.
 
Na madrugada de 13 de julho de 1954, Frida com apenas 47 anos foi encontrada morta em seu leito. A causa oficialmente diagnosticada foi a de “embolia pulmonar”, mas há quem suspeite  de suicídio.
 
Frases de Frida:
 
"Para que preciso de pés quanto tenho asas para voar?"
 
''Algum tempo atrás, talvez uns dias, eu era uma moça caminhando por um mundo de cores, com formas claras e tangíveis. Tudo era misterioso e havia algo oculto; adivinhar-lhe a natureza era um jogo para mim. Se você soubesse como é terrível obter o conhecimento de repente - como um relâmpago iluminado a Terra! Agora, vivo num planeta dolorido, transparente como gelo. É como se houvesse aprendido tudo de uma vez, numa questão de segundos. Minhas amigas e colegas tornaram-se mulheres lentamente. Eu envelheci em instantes e agora tudo está embotado e plano. Sei que não há nada escondido; se houvesse, eu veria.''
 
 “ Nunca pintei sonhos, só pinto a minha própria realidade”
 
''Estou quase terminando o quadro que nada mais é que o resultado da tal operação. Estou sentada à beira de um precipício - com o colete em uma das mãos. Atrás estou deitada numa maca de hospital - com o rosto voltado para a paisagem - um tanto das costas está descoberto, onde se vê a cicatriz das facadas que me deram os cirurgiões filhos de sua... recém-casada mamãe.''

Subscrevo.

wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Arte com papel





Para quem gosta deste tipo de actividade, aqui fica a sugestão:



No site encontram várias categorias. Basta clicar, fazer o download (guardar no computador), abrir... imprimir...e montar!! =)

Boa sorte!

Carl Warner - a natureza dos alimentos




O fotógrafo londrino Carl Warner vai um pouco além da fotografia tradicional. Para lá de belas fotos de pessoas e até animais, o que mais chama atenção é a sua incrível invenção envolvendo alimentos. Sim, com muita criatividade e bastante técnica, a série "Foodscapes", um jogo de palavras que resume bem este trabalho, é uma saborosa sequência de paisagens usando alimentos. Os verdureiros e vizinhos já sabem que a escolha de alimentos é criteriosa e ele perde horas entre rabanetes, brócolis e outros. Para conseguir os efeitos desejados, a produção é realizada em etapas, para evitar que nada murche antes do fim da fotografia.

Delicie-se!






Site: http://www.carlwarner.com/

sábado, 27 de setembro de 2008

Sintomas de quem estuda e/ou trabalha em Design



1. Perguntam-te constantemente 'Que cara é essa?'.
2. Mudaste o teu vocabulário: trabalho por entrega, bola por esfera, gente por utilizadores e olá por 'O que foi agora?'
3. Não entendes como se pode gastar menos de 10 € numa livraria
4. Odeias que os teus pais digam: 'Vai dormir agora' ou 'Se de todas as formas não vais terminar…vai para a cama já'; ou mesmo se a simples pergunta 'Falta-te muito' te pode chegar a irritar.
5. Estás farto de ouvir dizer: 'Eu queria ser designer…era esse o meu sonho…mas, …'.
6. Os teus amigos têm um conceito de TRABALHO teu, dizem sempre: 'Fazes antes da Aula', ou 'Pedes a alguém…' ou ainda 'Não o faças'.
7. Dormiste mais de 20 horas seguidas no fim-de-semana?
8. Podes discutir com legitimidade a quantidade de cafeína de diferentes bebidas e sua respectiva eficácia.
9. Não importa o quanto te esforces para fazeres o teu melhor projecto, alguém [normalmente o professor] dir-te-á sem problema 'Porque não mudas isto ou porque não pões aquilo?' ou 'Vai pelo bom caminho mas ainda te falta…'. 
10. Ouviste todos os teus cds e mp3 em menos de 48h.
11. Não és visto em público sem olheiras.
12. Quando te fazem um convite, acrescentam: '......, ou tens entrega?'
13. És capaz de reutilizar o impensável para fazer uma maquete.
14. Dançaste a música mais foleira com coreografia e tudo, às 4 da manha sem uma única gota de álcool no teu organismo.
15. Arranjas constantemente desculpas para explicar aos teus professores que não os de desenho projecto no nosso caso], o porquê de não fazeres os exercícios.
16.Tens mais fotografias de paisagens e elementos para utilizar num desenho que de toda a tua família.
17. Se alguém te diz: 'Preguiçoso', 'Tens um curso superrelaxado' ou 'não é o mais difícil dos cursos'; quiseste assassinar essa pessoa.
18. Os teus pesadelos consistem em não chegar a tempo ou não terminar algo para uma entrega.
19. Podes viver sem contacto humano, luz e comida, mas se não podes pontapear algo,é o caos total!!!
20. Os teus pais têm medo de usar palavras como 'bonito' ou 'feio'.
21. Não te importas com os carros desportivos. O teu favorito é o que puder levar o maior número de maquetes.
22. Desenhas coisas espectaculares sem teres ideia do seu custo.
23.Tens a marca de designer: um calo no dedo em que apoias o lápis ou o x-acto, ou uma tendinite no pulso devido ao uso do rato.
24. Consegues dormir em qualquer superfície, seja ela, um teclado, uma mochila, os teus colegas, no chão, comida,…
25. Estavas acordado em milhares de amanhaceres mas não assististe a nenhum.
26. Cada vez que aprendes a trabalhar num novo programa de desenho sentes-te super actualizado, no entanto dás-te conta de que existem mais 1000 programas.
27. Quando por fim tens tempo para sair, os teus pensamentos são: 'Que mal colocados estão as casas de banho da discoteca', 'este não é o melhor lugar para a saída de emergência' ou 'que raio de flyer ( ou cartaz) é este?', 'que tipografia é esta?'.
28. Uma das escovas de dentes que tens na tua casa de banho é a do teu colega de entregas.
29. Identificaste-te com este mensagem?. 

SE NÃO ESTUDAS DESIGN ENTENDE PORQUE NOS É TÂO DIFÍCIL, ÀS VEZES,SAIR E CONVIVER. 

Depois dos estudos vem o trabalho... 
- É trabalhar em horários estranhos (tal como as putas)
- É pagarem-nos para fazer o cliente feliz (tal como as putas)
- O cliente às vezes até paga muito, mas o nosso patrão fica com quase tudo (tal como as putas)
- O nosso trabalho vai sempre além do expediente (tal como as putas)
- Somos recompensados por realizar as ideias do cliente (tal como as putas)
- Os nossos amigos distanciam-se e só andamos com outros iguais a nós (tal como as putas)
- Quando vamos ao encontro do cliente temos que estar sempre apresentáveis (tal como as putas) - Mas quando voltamos parecemos saídos do Inferno (tal como as putas)
- O cliente quer sempre pagar menos e que façamos maravilhas (tal como as putas)
- Quando nos perguntam em que é que trabalhamos, temos dificuldade em explicar (tal como as putas) - Se as coisas dão errado é sempre culpa nossa (tal como as putas)
- Todos os dias ao acordar dizemos: 'NÃO VOU PASSAR O RESTO DA MINHA VIDA A FAZER ISTO' (tal como as putas)
- O cliente tem 'quase', 'quase' a certeza que tb percebe da coisa, manda-nos mudar aquela cor ali, o tipo de letra acolá, a imagem, etc, ficando algo completamente desvirtuado e que não gostamos de dizer que fizemos... Somos mais uma ferramenta (um software de edição) do que pessoas que até percebem qualquer coisa do assunto, vá, e apetece dizer 'Se sabe tanto porque é que não faz você?'


No entanto, existem crianças que nos entendem...