quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O fotógrafo Sacha Goldberger transformou a avó de 90 anos, Frederika, em super-heroína no livro Mamika - Pequena-grande avó


Francês de origem húngara, Goldberger chama a avó de Mamika, ou "mãezinha" em húngaro, e diz que o livro pretende tratar de maneira divertida os problemas enfrentados por idosos, como as dificuldades físicas e a solidão.
- Sou muito próximo de minha avó. Como vivo com ela, é como se vivesse os mesmo problemas que ela tem, na sua idade - disse o fotógrafo à BBC.
Além da série "supermamika", Goldberger mostrou a avó como uma lutadora de boxe, uma banhista e uma dona de casa atrapalhada, que usa o cachorro para limpar os vidros.
- A supermamika voando foi o mais difícil de fazer com uma senhora de 90 anos. Eu fiquei um pouco envergonhado de pedir isso a ela, mas a imagem é fantástica - contou Goldberger.
Segundo o autor, a ideia do livro nasceu em 2006, quando Frederika entrou em depressão após a "solidão imposta" pela aposentadoria. Ela trabalhou até os 80 anos.
Goldberger queria criar uma página de internet para suas fotos e achou que a avó seria a modelo ideal para apresentar seu trabalho.
- Eu não a escolhi. As fotos existem porque ela me inspira. Sem ela eu não conseguiria ter feito tudo isso - diz.
O trabalho durou quatro anos e Goldberger pensa em fazer um novo livro. A nova série pode trazer, além de Frederika, seu avô.















Sem comentários: